A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) inaugura, no próximo dia 17, a Antena CCIFB Nordeste – Salvador, sua nova unidade na capital baiana. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão nacional da instituição, que visa fortalecer sua presença em regiões com alto potencial de crescimento e atratividade para investimentos franceses.
A cerimônia de lançamento contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain; do cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; do cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Greck; do presidente da CCIFB, Thierry Besse; e de Ludovic Moullin, diretor da GL Nordeste e responsável pela nova antena. Autoridades locais e empresários baianos também estarão presentes no evento.
A Bahia se destaca como polo da presença empresarial francesa no Brasil, com grandes grupos franceses exercendo papel estratégico na infraestrutura e na promoção do destino baiano. É o caso da GL Events, que administra o Centro de Convenções de Salvador; a Vinci Airports, responsável pelo Aeroporto Internacional da capital; e a Accor, maior rede hoteleira em operação no Estado. Esses investimentos reforçam a capacidade de atrair e acolher turistas nacionais e internacionais.
Em 2025, a Bahia assume papel de liderança na cooperação internacional entre Brasil e França, conduzindo projetos estratégicos com investimentos que superam US$ 132 milhões. As iniciativas, apoiadas por instituições francesas, têm foco em turismo sustentável, restauração ambiental, gestão de recursos hídricos, saneamento e saúde pública. Desse total, US$ 25 milhões serão destinados a ações conduzidas por órgãos ambientais estaduais.
A diversidade ambiental, o patrimônio histórico e a qualidade da mão de obra local tornam Salvador especialmente atrativa para investidores estrangeiros. Empresas francesas já atuam em setores como energia renovável, caso do grupo EDF Renewables, que recentemente adquiriu um parque solar da Volga Energia no município de Urandi, no sudoeste baiano. A atuação francesa também se destaca nos segmentos de turismo, comércio e infraestrutura.
Sobre a Câmara de Comércio França-Brasil:
Fundada há 125 anos, a CCIFB é a mais antiga Câmara bilateral em atividade no Brasil. Com mais de 500 associados, possui unidades no Sul e Sudeste, além de duas antenas no Nordeste, promovendo relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre França e Brasil. A CCIFB também faz parte do Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo), contribuindo para o desenvolvimento empresarial no Brasil.
Informações do EstadodaBahia