Um estudo recente mostra que os brasileiros estão falando menos sobre política nos grupos do WhatsApp. A pesquisa, chamada Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, foi divulgada nesta segunda-feira (15). Ela foi feita pelo InternetLab e pela Rede Conhecimento Social, organizações independentes sem fins lucrativos.
O levantamento descobriu que, embora muitas pessoas ainda estejam em grupos de família (54%) e de amigos (53%) no WhatsApp — e uma parte significativa esteja em grupos de trabalho (38%) — apenas 6% participam de grupos voltados especificamente para debates políticos, contra 10% em 2020. Além disso, a quantidade de mensagens sobre política, políticos ou governo diminuiu entre 2021 e 2024 em todos os tipos de grupo analisados.
Segundo a pesquisa, essa queda está relacionada ao receio dos usuários em falar sobre política. Mais da metade das pessoas (56%) afirmaram que têm medo de dar sua opinião porque acham o ambiente “muito agressivo”. Esse sentimento foi relatado por grupos políticos de diferentes espectros — esquerda, centro e direita.
Muitos entrevistados disseram que agora evitam comentar sobre política para não causar conflitos. Por exemplo, 52% dizem que se policiam mais antes de mandar uma mensagem, e 50% afirmam que evitam falar sobre política em grupos de família para não gerar discussões. Cerca de 65% evitam enviar conteúdos que possam ofender os valores de outras pessoas, e 29% já deixaram grupos nos quais não se sentiam à vontade para se expressar politicamente.
Apesar disso, uma parte dos usuários ainda compartilha opiniões fortes: 12% disseram que mandam informações que consideram importantes mesmo que causem desconforto, e 18% confessaram que compartilham conteúdos ofensivos por convicção. Entre aqueles que dizem se sentir confortáveis para falar de política, algumas estratégias comuns são usar humor para abordar o tema ou conversar em particular com alguém em vez de postar nos grupos.
Fonte: Agência Brasil



