O gás de cozinha vai ficar mais caro na Bahia a partir desta segunda-feira (1º). O reajuste de 9,59% foi anunciado pela Acelen, empresa responsável pela Refinaria de Mataripe, e deve provocar um aumento entre R$ 8 e R$ 10 no valor final do botijão de 13 quilos.
De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (SinRevGas), o impacto será sentido diretamente pelos consumidores. Em Salvador, onde o botijão já custa entre R$ 130 e R$ 145, os preços podem ultrapassar a marca dos R$ 150 nos próximos dias.
Segundo o presidente da entidade, Róberio Souza, um reajuste anterior, de 4,3%, aplicado em abril, foi absorvido pelas empresas sem repasse ao consumidor. Desta vez, porém, o setor afirma que não há margem para evitar o aumento nas revendas.
O novo reajuste ocorre em meio à sequência de altas nos combustíveis e ao cenário de instabilidade no mercado internacional de petróleo. O gás de cozinha acumula aumentos sucessivos ao longo de 2026, ampliando a pressão sobre o orçamento das famílias baianas.



