O Banco Central (BC) lançou hoje (4), em São Paulo, o Pix Automático, nova funcionalidade que permite o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.
Com a ferramenta, o pagador autoriza a operação apenas uma vez, e os pagamentos seguintes ocorrem automaticamente, respeitando os termos acordados com o recebedor. A funcionalidade será gratuita para quem paga.
Segundo o BC, o Pix Automático possibilitará que empresas façam cobranças recorrentes de forma automática, com menos custo e maior segurança. A expectativa é de que a modalidade amplie o acesso a serviços pagos, especialmente para os cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.
A primeira instituição a implementar o Pix Automático foi o Banco do Brasil, no fim de maio. A liberação para os demais bancos ocorrerá a partir de 16 de junho, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.
O funcionamento é simples: o pagador autoriza previamente os pagamentos, definindo regras como valor máximo. Antes da data do pagamento, a cobrança é enviada ao banco do pagador, que agenda a operação e notifica o cliente, permitindo a conferência do valor.
De acordo com o diretor do BC Renato Gomes, a nova modalidade reúne comodidade, facilidade e controle: o cliente não precisa repetir autorizações, pode definir limites por cobrança e tem liberdade para cancelar o serviço a qualquer momento.
Além de reduzir os custos operacionais para as empresas, o Pix Automático pode ajudar a diminuir a inadimplência, já que os pagamentos ficam programados diretamente na conta do cliente.
Informações da Agência Brasil