A Bahia foi contemplada pelo Governo Federal, por meio do Novo PAC Seleções, com mais de R$ 3 bilhões em recursos para financiar 293 obras de construção, ampliação ou modernização de unidades nas áreas de educação, saúde e saneamento em 2026. A divulgação dos investimentos foi feita, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de anúncio dos Projetos Habilitados pelo Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS) e dos Projetos de Abastecimento de Água – Urbano, Rural e Esgotamento Sanitário Urbano, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O anúncio representa uma nova etapa na ampliação dos investimentos federais voltados à infraestrutura social em todo o país. Para o governador Jerônimo Rodrigues, os recursos servirão para impulsionar o desenvolvimento e transformar a vida das pessoas nos diversos municípios baianos.
O presidente Lula afirmou que os projetos anunciados representam o último grande movimento de habilitação de projetos do Novo PAC neste mandato, e que o governo entrará agora numa fase com foco total na execução e conclusão das obras já selecionadas.
Os ministros presentes destacaram que o Novo PAC Seleções prioriza iniciativas com forte impacto social, garantindo recursos para obras essenciais que ajudam a reduzir desigualdades regionais e fortalecer a infraestrutura pública nos municípios.
O PAC já contribuiu para a entrega de 7.491 projetos em todo o país, e com os novos anúncios 1.119 municípios brasileiros foram beneficiados em 26 estados.



