As forças de segurança da Bahia ganharam o reforço com 1.865 novos soldados da Polícia Militar da Bahia, que concluíram o Curso de Formação iniciado em novembro de 2024. A cerimônia de formatura ocorreu nesta sexta-feira (5), na Vila Militar, bairro do Bonfim, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Do total de novos policiais, 1.077 serão destinados a Salvador e à Região Metropolitana, enquanto 788 irão para diferentes regiões do interior do estado.
A formação dos novos soldados incluiu 37 disciplinas distribuídas em dois módulos — com conteúdos como preservação de prova, polícia ostensiva, primeiros socorros, gestão de crises, direitos humanos, inteligência policial, defesa pessoal, armamento e tiro, mediação de conflitos e trânsito. Eles já começam a atuar em unidades na capital, na região metropolitana e em 13 regiões do interior baiano, como Ilhéus, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras e Irecê.
Para o governador, o aumento do efetivo tem “impacto direto na vida da população”, e ele ressaltou que uma polícia “preparada salva vidas, previne o crime e atua com respeito e responsabilidade”. Segundo ele, os novos soldados chegam às ruas com preparo técnico e psicológico, prontos para atuar com dignidade e conforme a lei.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que o reforço atual é parte de um esforço maior: com as turmas formadas nos últimos três anos, já são mais de 8.500 policiais incorporados ao Estado, e há cerca de 2.000 em formação para o próximo ano — garantindo nova ampliação do efetivo.
Fonte: Secom/ GOVBA



