A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de uma marca popular de repelente contra insetos. A medida foi publicada na última sexta-feira (26). A mesma empresa já havia sido alvo de interdição em 20 de maio.
O produto afetado é o lote 61/411 da marca Repele, da empresa Mavaro Indústria e Comércio de Produtos Químicos. A medida da Anvisa proíbe a venda, a distribuição e o uso do produto.
A empresa informou às autoridades sanitárias que fará o recolhimento de todos os itens pertencentes ao lote comprometido.
Em 20 de maio, a Anvisa já havia determinado a interdição cautelar do mesmo lote do produto. A ação foi motivada por um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz (Lacen-SP), que reprovou o repelente no teste de IR3535, procedimento que avalia a eficácia desse princípio ativo.
O IR3535 é um ativo sintético utilizado em repelentes de insetos, que cria uma barreira de odor na pele e interfere no sistema olfativo dos insetos.



