A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê novos reajustes nas tarifas de energia elétrica em 2026, e a conta de luz pode registrar aumento de até 9% em algumas regiões do país. O cenário preocupa consumidores após meses de vigência da bandeira verde.
Segundo especialistas do setor, a tendência é de elevação gradual nas cobranças por causa da redução do volume de chuvas, do período de estiagem e do acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado de geração. Em maio, a Aneel já acionou a bandeira tarifária amarela.
Na Bahia, consumidores também devem sentir impacto nos próximos meses, já que a Neoenergia Coelba aplicou reajuste médio de 5,85% nas tarifas. O aumento na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que financia subsídios do setor elétrico, também está entre os fatores que pressionam a alta da conta de energia em 2026.



