Notícia

Feira Saúde Mais Perto tem edição especial em atenção ao público masculino

Feira Saúde Mais Perto tem edição especial em atenção ao público masculino

Começou ontem (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a primeira edição da Feira Saúde Mais Perto voltada para o público masculino, com diversos serviços de saúde e de cidadania, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais. O governador Jerônimo Rodrigues visitou o local na abertura dos serviços, com expectativa de atender até 12 mil homens, a partir de 18 anos. A iniciativa faz parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Ao lado do vice-governador Geraldo Junior e demais autoridades, Jerônimo aproveitou para colocar em dia o exame de PSA, que avalia a saúde da próstata.“Nós temos que fazer mais eventos como esse. Primeiro, para atender as pessoas que precisam e não têm acesso. No Brasil inteiro, estamos com deficiência na atenção básica. Segundo, para incentivar o homem a estar nesse ambiente, fazendo esses tipos de exames. Quebrar esse preconceito. Na Bahia, temos feito a expansão da rede de hospitais, policlínicas, fazendo parcerias com as Santas Casas, com o setor privado. Todo mundo no mutirão para corrigir isso”, declarou o governador.

As vagas de atendimento foram previamente preenchidas e todas as pessoas que agendaram terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

A secretária de saúde, Roberta Santana falou sobre a inovação das edições da Feria Saúde Mais Perto focadas em um público específico. “Uma inovação dessa gestão fazer as feiras por especialidades. Dessa vez, voltada para o homem, no novembro azul. Reforçando a importância da prevenção, pois o câncer de próstata é o segundo que mais mata, mas se detectado precocemente tem 90% de chance de cura. A feira está sendo um sucesso, com todas as vagas preenchidas”, destacou.

Cidadania e outros serviços

A carreta do SAC Móvel também está disponível, oferecendo emissão de 1ª e 2ª vias de RG, antecedentes criminais, além de encaminhamento para o mercado de trabalho, através do SineBahia. Os documentos emitidos durante a Feira ficarão prontos no prazo de 25 dias e serão entregues no SAC do Shopping Barra.

A Feira do Homem é a 26ª edição da Feira Saúde Mais Perto, em 2023. Mais de 310 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia. Além do atendimento médico e odontológico, há também avaliação  nutricional, vacinação e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.