Notícia

Começam hoje (26) inscrições para certificação de concluintes do Ensino Médio de 2020

Começam hoje (26) inscrições para certificação de concluintes do Ensino Médio de 2020

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará, a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para os exames de certificação dos alunos concluintes 2020 do Ensino Médio da Educação Básica, segundo a Portaria n° 985/2020, por meio das Comissões Permanentes de Avaliação (CPA). As provas serão aplicadas em quatro fases, nos meses de setembro a outubro deste ano. Confira o calendário na Portaria nº 1142/2021, publicada no Diário Oficial, do dia 23, no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn.

 A Secretaria da Educação do Estado também divulgou, na Portaria nº 1142/2021, o calendário dos Exames de Certificação da CPA, referentes aos candidatos inscritos no mês de março de 2020, cuja aplicação foi suspensa em virtude da pandemia da Covid-19. As provas serão realizadas no mês de agosto e setembro e o calendário pode ser conferido no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn.

Os candidatos já inscritos na CPA e que tiveram pendências quanto a uma ou duas áreas de conhecimento, os agendamentos deverão ser realizados nos meses de agosto a setembro apenas para às sextas-feiras e o calendário conferido no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 13 de agosto de 2021 e as provas serão realizadas nas Unidades Certificadoras às quais as CPAs estão vinculadas (ver lista no anexo III do endereço https://bit.ly/2Uxdrhn) e devidamente autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os candidatos deverão anexar os seguintes documentos: atestado de escolaridade (expedido pela unidade escolar na qual o estudante estava matriculado na condição de concluinte do ano letivo de 2020); uma fotografia frontal  e recente do rosto, no tamanho de 3 x 4 cm; uma cópia do RG e uma cópia do CPF; e o espelho do resultado do Enem relativo ao ano de 2020, para os estudantes concluintes no ano de 2020 que lograrem aprovação em conformidade com a Portaria nº 985/2020.

l

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.