Notícia

Conecta Bahia levará Wi-Fi gratuito a cidades baianas

Conecta Bahia levará Wi-Fi gratuito a cidades baianas

Implantar internet Wi-Fi gratuita e de alta qualidade em praças de diversos municípios do interior baiano. Esse é o objetivo do projeto Conecta Bahia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que chegará a 54 cidades, entre 2021 e 2022. O projeto é um importante passo na popularização da internet no estado, oferecendo conexão a internet de forma gratuita, possibilitando ao cidadão acesso a uma variedade de serviços disponíveis na grande rede, como o SAC digital.

O coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo de Oliveira, explica que, para além da capacidade de fornecer o acesso gratuito ao WiFi e aos serviços que podem ser acessados por ele, o Conecta Bahia pode se tornar uma boa ferramenta de comunicação entre a gestão pública e a população, integrando os cidadãos às iniciativas dos governos estadual e municipais.

“Por intermédio da utilização da tecnologia WIFI em praças, a administração pública poderá entender melhor as demandas da população, criando um canal ativo de participação do cidadão. No futuro, essas informações podem, inclusive, servir de base para a criação de políticas públicas”, afirma Grinaldo de Oliveira.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, as praças sempre representaram um elo entre a cidade e as pessoas que vivem nela. “Cada praça conta uma história diferente. É lá que muitas pessoas se conheceram, tiveram diversos momentos de lazer, encontros, eventos, etc. É uma cultura característica do nosso povo e das nossas cidades interioranas. Pensando em levar internet a um lugar público que reúna a população local, o projeto Conecta Bahia vai permitir o acesso ao Wi-Fi para que o cidadão, acima de tudo, tenha o direito de exercer à cidadania, seja através da busca por atendimentos, informações ou lazer”, destaca.

Adélia ressalta que o projeto poderá ser ampliado e contemplar praças da ciência ou prédios públicos da cidade. Além disso, ao fomentar a cultura da internet localmente, há uma expectativa para despertar pessoas em relação a área de ciência, tecnologia e inovação, e incentivar o uso das redes sociais para que fiquem por dentro das ferramentas digitais do Governo. No total, cada ponto vai permitir que até 250 pessoas possam utilizar a rede simultaneamente, que contará com placas informativas sobre o uso da tecnologia.

“O Governo do Estado considera a banda larga como estratégia estruturante, transversal e fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, por isso, entre as 54 cidades, ao menos dois municípios de cada território do Estado serão contemplados”, conclui Adélia.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.