Notícia

Comunidades quilombolas recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19

Comunidades quilombolas recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19

Nesta terça-feira (30), os 240 moradores da comunidade de Martelo, e os 126 moradores da localidade de Maracanã, ambas em Ilha de Maré, recebem os vacinadores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação dá prosseguimento à imunização contra a Covid-19 da população quilombola de Salvador, iniciada na sexta-feira passada (26). A logística de transporte, feita em barcos, foi toda montada com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que acompanhou o transporte das doses e equipes até o local.  

Até o momento, já foram imunizados 1.430 cidadãos, sendo 978 da comunidade de Praia Grande e os outros 460, de Bananeiras. Primeira a ser vacinada, Regina Menezes afirmou que foi uma conquista muito grande não só para ela, mas para toda a comunidade. “Eu tenho asma grave e para mim é uma garantia de estar imunizada e viver mais”. E completou: “Por favor, tomem a vacina!” 

A enfermeira e também quilombola Maristela Menezes fez questão de dizer que os tambores do quilombo iam tocar mais alto em homenagem à vacinação do seu povo. “O reconhecimento, por parte da sociedade, de um povo tradicional que merece respeito traz muita felicidade, porque é algo histórico e que esperamos há muito tempo”. 

Para o jovem Winnie Lopes, residente em Praia Grande, o momento é importante. Ele acredita que, vacinando as pessoas, é possível ter um controle da doença, dando mais segurança aos mais velhos e mais novos. “A doença é perigosa pra todo mundo”, alerta. 

Preparação Â– O coordenador do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário e Ilhas, Moises Teles, acompanha desde o início a operação nas comunidades. Segundo ele, antes do início da vacinação houve uma preparação com os agentes comunitários e enfermeiros, que foi de extrema importância para o êxito da imunização dos quilombolas. “Todo o planejamento foi seguido e a vacinação tem sido boa”, disse. 

Todas as comunidades de Ilha de Maré que compõem o público eletivo para a vacinação têm certificação que as reconhecem como povo de quilombos. No período recomendado para a aplicação da segunda dose do imunizante, os vacinadores da Prefeitura retornarão aos locais para completar o esquema vacinal dessa população.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.