Notícia

Prefeitura mantém operação de fiscalização nas praias amanhã (24)

Prefeitura mantém operação de fiscalização nas praias amanhã (24)

A Guarda Civil Municipal (GCM) dará continuidade, amanhã (24), à operação de fiscalização no litoral da capital baiana. A ação faz parte do pacote de medidas municipais de preservação à vida e combate à disseminação do novo coronavírus.

A operação ocorrerá de forma conjunta com apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Ao todo 100 profissionais da Guarda Civil vão efetuar o patrulhamento nas praias orientando os cidadãos quanto à proibição do acesso aos locais neste dia da semana.

Para o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva, é preciso que a população colabore evitando aglomerações, de modo que possamos reduzir cada vez mais os casos de Covid-19. "A gente pede à população que compreenda o momento. É apenas no domingo que as praias estão interditadas para evitar aglomerações. Essa operação não é só da Prefeitura. A ação sempre foi uma parceria com a população e precisamos contar com o apoio de todos", pontuou.

Ainda de acordo com o inspetor-geral, a operação é realizada de forma rotineira mas intensificada no domingo. Em algumas praias, no qual os soteropolitanos têm buscado com maior frequência no dia da proibição, os agentes da guarda também intensificam a atuação durante a operação.

Dias liberados - As praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã funcionam de terça-feira a sábado (exceto feriados) e as demais, de segunda-feira a sábado (exceto feriados) e sem restrição de horário.

Em todas as praias, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, durante toda a permanência. O uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m.

São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que geram aglomerações, como piqueniques e luaus. Nos dias em que o acesso é permitido, está liberado o uso de materiais como ombrelones, guarda-sóis, sombreiros e similares dos banhistas (exceto no Porto da Barra) e o comércio ambulante também está autorizado.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.