Notícia

Codecon realizou Operação Promoção Ano Novo em diversos bairros

Codecon realizou Operação Promoção Ano Novo em diversos bairros

Motivada pelas grandes promoções de queima de estoque no mês de janeiro, a Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) realizou a Operação Ano Novo em estabelecimentos de diversos bairros e shoppings da capital baiana. O objetivo foi acompanhar as condições de ofertas e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
 
Na vistoria, realizada no dia 08, duas das 14 lojas visitadas foram notificadas por ausência de preço, infração prevista no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina que não deve haver omissão de informações importantes e descrição do produto. As visitas ocorreram em bairros como Paripe, Cajazeiras, Alto do Cabrito, Águas Claras e Dois de Julho, além dos principais shoppings de Salvador.

O diretor da Codecon, Humberto Viana, ressaltou a importância das operações pontuais de fiscalização no início do ano: "É Imprescindível começar o ano acompanhando as ações do comércio, observando as relações de consumo, para assegurar que o consumidor seja respeitado".

O diretor explicou ainda que, além de fiscalizar, os agentes fazem um trabalho educativo que orienta fornecedores e consumidores. "Nós atuamos para manter uma relação de respeito entre as partes, fazendo um trabalho educativo para que o consumidor possa ter, através da Codecon, a perspectiva adequada dos seus direitos", acrescentou Viana.

Para fazer denúncias, o cidadão poderá usar o aplicativo Codecon Mobile, o site do órgão, o portal do Fala Salvador e a Central de Atendimento Disque Salvador - 156.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue