Notícia

Codecon realizou Operação Promoção Ano Novo em diversos bairros

Codecon realizou Operação Promoção Ano Novo em diversos bairros

Motivada pelas grandes promoções de queima de estoque no mês de janeiro, a Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) realizou a Operação Ano Novo em estabelecimentos de diversos bairros e shoppings da capital baiana. O objetivo foi acompanhar as condições de ofertas e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
 
Na vistoria, realizada no dia 08, duas das 14 lojas visitadas foram notificadas por ausência de preço, infração prevista no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina que não deve haver omissão de informações importantes e descrição do produto. As visitas ocorreram em bairros como Paripe, Cajazeiras, Alto do Cabrito, Águas Claras e Dois de Julho, além dos principais shoppings de Salvador.

O diretor da Codecon, Humberto Viana, ressaltou a importância das operações pontuais de fiscalização no início do ano: "É Imprescindível começar o ano acompanhando as ações do comércio, observando as relações de consumo, para assegurar que o consumidor seja respeitado".

O diretor explicou ainda que, além de fiscalizar, os agentes fazem um trabalho educativo que orienta fornecedores e consumidores. "Nós atuamos para manter uma relação de respeito entre as partes, fazendo um trabalho educativo para que o consumidor possa ter, através da Codecon, a perspectiva adequada dos seus direitos", acrescentou Viana.

Para fazer denúncias, o cidadão poderá usar o aplicativo Codecon Mobile, o site do órgão, o portal do Fala Salvador e a Central de Atendimento Disque Salvador - 156.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.