Notícia

Três lojas são autuadas por descumprir protocolos durante Black Friday

Três lojas são autuadas por descumprir protocolos durante Black Friday

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estão fiscalizando o cumprimento de protocolos de segurança de enfrentamento à Covid-19 durante a Black Friday, dia 27. Apenas das 7h ao meio-dia, três lojas foram autuadas por descumprimento das determinações exigidas no horário de abertura. Além dos shoppings, a Sedur está presente durante todo o dia também no comércio de rua da Liberdade, Brotas, Pituba, São Marcos, Pau da Lima, São Cristóvão e Avenida Sete. 

As lojas autuadas foram a Lojas Americanas do Caminho de Areia, e Narciso Enxovais e Luza Cosmético, ambas localizadas na Liberdade. Também foram vistoriados os shoppings da Bahia, Salvador, Salvador Norte, Paralela, Bela Vista, Barra, Itaigara, Paseo, Piedade, Center Lapa, Boulevard 161, BrotasCenter e Centro Comercial Evolution. Não foram encontradas irregularidades. 

O objetivo da operação é verificar se os protocolos setoriais, elaborados pela Prefeitura, estão sendo cumpridos. Os protocolos principais são quantidade máxima de pessoas no interior das lojas, distanciamento, organização de fila, higienização e uso de equipamentos de segurança, como máscaras. 

“A pandemia não acabou. As pessoas têm que ir para as suas compras, mas com segurança. Tem que ter a colaboração do estabelecimento e, principalmente, dos consumidores em ter paciência de fazer suas compras e disciplinarmente respeitar todos os protocolos de segurança. O objetivo é garantir e preservar vidas” destaca o coordenador de operações da Sedur, Everaldo Freitas. 

Em caso de identificação de algum tópico dos protocolos setoriais sendo desrespeitados, o estabelecimento é interditado de imediato para evitar que o local seja um foco de transmissão e contaminação do novo coronavírus.  As normas podem ser consultadas em www.sucom.ba.gov.br/protocolos-geral-e-especifico/ 

Denuncie - O consumidor que presenciar qualquer tipo de irregularidade pode registrar a denúncia através do canal de atendimento 160, o Disque Coronavírus. Após abertura, a denúncia é encaminhada diretamente para a fiscalização em campo.  

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.