Notícia

Secretaria da Educação lança parceria com curso gratuito preparatório para o Enem

Secretaria da Educação lança parceria com curso gratuito preparatório para o Enem

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam, agora, com mais um canal gratuito de estudos. Trata-se do curso on-line ENEM 360º, promovido pela Go Kursos e pelo grupo SER Educacional. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia acaba de se tornar uma das instituições parceiras da plataforma. As orientações de acesso e demais informações sobre os conteúdos disponíveis foram divulgadas durante uma live, realizada ontem (10), no canal do YouTube da Secretaria da Educação (EducaçãoBahia), através do link https://bit.ly/32wJ0Ze.

No curso, os estudantes encontram dezenas de apostilas com conteúdos e exercícios de 11 componentes curriculares, além de 304 videoaulas. Também são realizados simulados e transmissões ao vivo de aulões, aos sábados e domingos, e correções de provas em parceria com a página do Instagram @vaicairnoenem.

Para acessar o curso, os alunos da rede estadual da Bahia devem entrar utilizando o link bit.ly/Enem360BA e realizar a matrícula. Após isso, é necessário clicar em “finalizar compra” e todo o conteúdo será liberado, sem custos, até o final do ciclo do Enem 2020.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, representando o secretário Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da parceria. “Para enfrentar este momento de adversidade que estamos passando é preciso que fortaleçamos os nossos objetivos educacionais e quando encontramos parceiros, a exemplo de instituições e empresas que estão dispostas dentro de seus compromissos sociais a construir estratégias para o desenvolvimento de toda a comunidade baiana, é motivo de muita satisfação para todos nós. É importante fomentar essas parcerias, porque elas enriquecem a todos que estão nesta luta. Esta plataforma que estamos lançando hoje é uma demonstração deste esforço de que todos os estudantes devem ser incluídos para construir este direito à educação de todos”.

O diretor-presidente da Ser Educacional, Jânyo Diniz, acredita que a parceria é essencial. “Nós, do grupo Ser Educacional, acreditamos que a Educação é o único veículo de mobilidade social que, efetivamente, transforma a vida das pessoas e da sociedade e buscamos criar um projeto que atendesse à população. Neste projeto, a gente oferece aos estudantes todo o conteúdo que cai nas provas do ENEM, com excelente qualidade, atendendo plenamente à necessidade de preparação dos estudantes”.

Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Manuelita Brito, esta parceria potencializa as ações para o Enem desenvolvidas pela Secretaria da Educação. “O Enem 360° é mais uma ação dentro de dois projetos muito importantes que a Secretaria tem, que é o ENEM 100% e o Universidade para Todos (UPT). A gente tem percebido essas parcerias como possibilidades de chegar a todos os estudantes e várias das nossas escolas têm promovido ações de preparação do estudante concluinte”.

Também participaram da atividade o representante da Go Kursos, Eduardo Cavalcanti; o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e a diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito.

Outras ferramentas – A SEC vem realizando, ao longo do ano, os aulões virtuais do projeto ENEM 100%, que acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares. As aulas fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também as Trilhas do ENEM e as apostilas de cada aula, além da programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do ENEM”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue