Notícia

Secretaria da Educação lança parceria com curso gratuito preparatório para o Enem

Secretaria da Educação lança parceria com curso gratuito preparatório para o Enem

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam, agora, com mais um canal gratuito de estudos. Trata-se do curso on-line ENEM 360º, promovido pela Go Kursos e pelo grupo SER Educacional. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia acaba de se tornar uma das instituições parceiras da plataforma. As orientações de acesso e demais informações sobre os conteúdos disponíveis foram divulgadas durante uma live, realizada ontem (10), no canal do YouTube da Secretaria da Educação (EducaçãoBahia), através do link https://bit.ly/32wJ0Ze.

No curso, os estudantes encontram dezenas de apostilas com conteúdos e exercícios de 11 componentes curriculares, além de 304 videoaulas. Também são realizados simulados e transmissões ao vivo de aulões, aos sábados e domingos, e correções de provas em parceria com a página do Instagram @vaicairnoenem.

Para acessar o curso, os alunos da rede estadual da Bahia devem entrar utilizando o link bit.ly/Enem360BA e realizar a matrícula. Após isso, é necessário clicar em “finalizar compra” e todo o conteúdo será liberado, sem custos, até o final do ciclo do Enem 2020.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, representando o secretário Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da parceria. “Para enfrentar este momento de adversidade que estamos passando é preciso que fortaleçamos os nossos objetivos educacionais e quando encontramos parceiros, a exemplo de instituições e empresas que estão dispostas dentro de seus compromissos sociais a construir estratégias para o desenvolvimento de toda a comunidade baiana, é motivo de muita satisfação para todos nós. É importante fomentar essas parcerias, porque elas enriquecem a todos que estão nesta luta. Esta plataforma que estamos lançando hoje é uma demonstração deste esforço de que todos os estudantes devem ser incluídos para construir este direito à educação de todos”.

O diretor-presidente da Ser Educacional, Jânyo Diniz, acredita que a parceria é essencial. “Nós, do grupo Ser Educacional, acreditamos que a Educação é o único veículo de mobilidade social que, efetivamente, transforma a vida das pessoas e da sociedade e buscamos criar um projeto que atendesse à população. Neste projeto, a gente oferece aos estudantes todo o conteúdo que cai nas provas do ENEM, com excelente qualidade, atendendo plenamente à necessidade de preparação dos estudantes”.

Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Manuelita Brito, esta parceria potencializa as ações para o Enem desenvolvidas pela Secretaria da Educação. “O Enem 360° é mais uma ação dentro de dois projetos muito importantes que a Secretaria tem, que é o ENEM 100% e o Universidade para Todos (UPT). A gente tem percebido essas parcerias como possibilidades de chegar a todos os estudantes e várias das nossas escolas têm promovido ações de preparação do estudante concluinte”.

Também participaram da atividade o representante da Go Kursos, Eduardo Cavalcanti; o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e a diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito.

Outras ferramentas – A SEC vem realizando, ao longo do ano, os aulões virtuais do projeto ENEM 100%, que acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares. As aulas fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também as Trilhas do ENEM e as apostilas de cada aula, além da programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do ENEM”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.