Notícia

Teatros mantêm programações virtuais durante preparação para retomada

Teatros mantêm programações virtuais durante preparação para retomada

Mesmo autorizados a reabrir as portas, teatros e casas de espetáculos ainda irão levar um tempo para retomar as atividades de modo presencial. Isso porque a fase ainda é de adaptação aos protocolos de prevenção à vida estabelecidos pela Prefeitura. Alguns espaços iniciam, seguem ou intensificam programações virtuais até que a retomada se dê com toda segurança possível. 

O Teatro Castro Alves (TCA), maior complexo cultural do Norte-Nordeste, situado no Campo Grande, dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos com a reativação da Sala do Coro. Lá, diversos artistas farão shows exclusivos por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube do TCA, com estreia programada para o próximo dia 25. A ação acontecerá semanalmente, todas as sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro.

Já as estruturas administradas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, do Espaço Cultural da Barroquinha e dos espaços do Boca de Brasa, também se preparam para voltar a receber o público. Até que isso ocorra, a fundação continuará promovendo agendas virtuais, como Diálogos #ConexãoFGM, Palco Aberto, Cineclube e Boca de Brasa Apresenta.

“Estamos fazendo a aquisição de equipamentos como termômetros, tapetes sanitizantes, dispensadores de álcool em gel e todo o material de limpeza e higienização para conseguir cumprir os protocolos estabelecidos para a reabertura. Tudo para garantir as condições de segurança tanto para as equipes dos espaços, para as produções e artistas, quanto para o público”, explica o gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis. 

O gestor acredita que, diante da nova normalidade imposta pela pandemia do coronavírus, mesmo com a possibilidade de retorno presencial, muitos teatros e casas de espetáculos não vão abrir mão em continuar realizando atividades com transmissão on-line. 

“Assim como tivemos de levar um tempo para nos reestruturamos ao ambiente virtual, com adequação dos nossos espaços para apresentações de lives e programas, o retorno ao presencial requer uma série de cuidados e atenções. Essa retomada será gradativa por questões de adequação, inclusive da própria classe artística. Então, a tendência mesmo será mesclar atividades presenciais e virtuais”, acrescenta Chicco.

Expectativas – Localizado no bairro do Rio Vermelho, o teatro Sesi é outra estrutura que está se adaptando para reabrir as portas. A estimativa é que o local esteja disponível para receber o público em meados do outubro, mas sem uma programação fixa. Instalado em um casarão construído na segunda metade do século XIX, o teatro deve contar inicialmente com o retorno da Varanda, tradicional espaço de apresentações musicais. 

“Não há dificuldades em atender grande parte dos protocolos de reabertura. Só estamos viabilizando a questão do distanciamento do palco com a plateia, cujo limite mínimo de distanciamento deve ser de 5 metros. Nosso espaço é pequeno, mas criaremos métodos para possibilitar que as apresentações ocorram sem comprometer a experiência do público nem limite a capacidade de interpretação do artista”, destaca o coordenador do teatro Sesi, Thiago Lopes de Alencar. 

Ele revela que há dois meses o espaço passou a transmitir lives e que em breve será lançada uma plataforma que permita uma experiência mais personalizada com o público. “Tínhamos uma programação que estava definida até o mês de julho, mas que foi afetada com a suspensão das atividades. A ideia é retomar espetáculos que tínhamos em pauta, mas isso vai depender do interesse e capacidade das produções. Voltaremos de maneira segura, trazendo novas possibilidades. Vamos manter muito do que foi conquistado durante o isolamento”, afirma.

Outros teatros como o Isba, em Ondina, e o Módulo, na Pituba, também projetam medidas para o retorno das atividades presenciais. No caso do Módulo, o espaço deverá ampliar o projeto Palco Virtual no próximo mês, recebendo artistas para transmissão ao vivo de espetáculos e apresentações musicais.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.