Notícia

Mais de um milhão de passageiros já foram monitorados por câmeras de temperatura em estações de metrô

Mais de um milhão de passageiros já foram monitorados por câmeras de temperatura em estações de metrô

As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações da Lapa e de Pirajá, do Sistema Metroviário, já alcançaram o total de 1.025.917 passageiros monitorados, até o último sábado (1º/8). Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 1.902 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 384 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19. 

               

As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhados para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 400 testes rápidos, com 49 resultados positivos, e 298 pessoas realizaram o exame RT-PCR. Os resultados dos exames coletados em PCR, que identifica a causa da infecção, são encaminhados para análise na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.

 

O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o Diretor Presidente da CTB, Eduardo Copello, "esta iniciativa do Estado da Bahia, em implantar o monitoramento de temperatura corporal no metrô, foi pioneira em todo o Brasil. Os resultados apresentados levaram outros metrôs e municípios a também implantarem. É a tecnologia sendo usada no combate à transmissão do coronavírus". 

 

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou a importância do monitoramento nas estações. "Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar, e podem inclusive ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab".

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.