Notícia

Prefeitura interdita 67 estabelecimentos no Lobato, Liberdade e Bonfim

Prefeitura interdita 67 estabelecimentos no Lobato, Liberdade e Bonfim

No primeiro dia em que as medidas restritivas regionalizadas para o enfrentamento ao coronavírus passaram a valer nos bairros de Lobato, Liberdade e Bonfim, a força-tarefa da Prefeitura realizou 999 vistorias e 67 interdições de estabelecimentos comerciais. A ação é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. Na Liberdade, os agentes realizaram 486 vistorias, somando 30 interdições. No Lobato, foram 323 inspeções, totalizando 27 estabelecimentos fechados. Já no Bonfim, a operação resultou em 190 vistorias e 10 interdições. A força-tarefa também teve continuidade em Plataforma, outra região com medidas mais restritivas em vigor. Por lá foram feitas 170 vistorias e sete interdições.

Nessas quatro localidades da capital baiana, o comércio formal e informal deve permanecer fechado até a próxima terça (26), com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

A determinação municipal ocorre em função da crescente no número de contaminação e casos de Covid-19 nessas regiões e do aumento do fluxo de pessoas nas ruas. A partir desta sexta-feira (22), Cosme de Farias e Brotas serão as próximas localidades da cidade a terem ações mais específicas para intensificação do isolamento social, com prazo inicial de validade por sete dias.

Além de restrições das atividades comerciais, a Prefeitura realiza nos bairros com medidas regionalizadas uma série de iniciativas de proteção à vida, como testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti, desinfecção e higienização de ruas e atendimento socioassistenciais por meio do projeto Cras Itinerante.

Balanço - Desde o dia 18 de março até ontem (20), a força-tarefa coordenada pela Sedur para monitorar o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus realizou 24.560 vistorias em toda a cidade. Foram 1.380 estabelecimentos comerciais interditados e 91 cassações de alvará de funcionamento.

As fiscalizações tiveram como alvos, por exemplo, academias, instituições de ensino (faculdades, cursos, escolas, creche), templos religiosos, casas de eventos, cinemas, parques , clube social, shoppings / centros comerciais , call centers, obras , bares e restaurantes, clínicas de estética, salão de beleza e barbearia, supermercados, lojas em comércio de rua, quadras e campos de futebol, barracas de chapa, agências bancárias entre outros locais.

 

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.