Notícia

Hemoba faz campanha de doação de sangue em condomínios durante pandemia

Hemoba faz campanha de doação de sangue em condomínios durante pandemia

A partir desta segunda-feira (18), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) passará a coletar sangue em condomínios em Salvador. A iniciativa tem como objetivo facilitar a participação dos doadores durante o período de isolamento social e regularizar a situação do estoque de sangue, que atingiu o nível de crítico em todas as unidades de coleta da Bahia. A primeira coleta será realizada de 18 a 22 de maio, das 8h às 17h, no condomínio Le Parc Residential Resort, na Avenida Paralela, em Salvador. O condomínio possui cerca de cinco mil moradores.

                  

Os condomínios interessados em receber a campanha 'Hemoba em Casa. A solidariedade mora ao lado' devem procurar o setor de Captação de Doadores da Fundação Hemoba, para realizar a inscrição pelo e-mail conta.captacao@hemoba.ba.gov.br e telefone (71) 3116-5663. Para participar da ação é necessário que o condomínio tenha um salão de festas amplo e cerca de 500 moradores aptos para a doação.

 

O síndico do Condomínio Le Parc, Vivaldo Lima, comenta que "em tempos de isolamento social, as boas ações nos aproximam das pessoas. Cada um pode contribuir com a sociedade de alguma forma, especialmente com aqueles que se encontram em situação crítica. Toda crise nos oferece uma oportunidade de sermos melhores e sairmos mais evoluídos como seres humanos. O condomínio Le Parc apoia essa causa e convida a todos para se doarem um pouco."

 

Entre médicos, enfermeiros, técnicos, cadastradores e assistente social, 12 profissionais estão envolvidos no processo. A coordenadora de coleta e captação de doadores da Hemoba, Iara Matos, explica o funcionamento da campanha. "Após a manifestação de interesse, realizamos uma visita técnica no condomínio para verificar se o local se adequa às exigências sanitárias e só então montamos a estrutura de coleta. O síndico faz uma lista prévia e agenda o horário de doação de cada morador, que aguarda em sua casa até o momento da doação de sangue. Assim, evitamos aglomerações e garantimos a segurança de todos".

 

Para o diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, a campanha é mais uma estratégia de fortalecimento da coleta de sangue durante a pandemia. "Além do plano de ação que montamos com as doações com hora marcada, em todas as unidades da Hemoba na capital e interior, as coletas nos condomínios vão evitar o deslocamento das pessoas durante a quarentena. Alguns bairros de Salvador já estão sofrendo lockdown e precisamos continuar atendendo aos casos de emergência, às cirurgias eletivas e demais pacientes oncológicos, com anemias crônicas e com outras doenças hematológicas que necessitam da transfusão de sangue", pontuou.

 

Segundo Araújo, a Hemoba continua recebendo os voluntários espontâneos, sem necessidade de agendamento, mas sugere que o doador compareça de forma sistematizada. Para agendar a doação é preciso preencher um formulário no site da Hemoba, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das unidades. Em Salvador, o número de atendimento é (71) 3116-5643.

 

Quem pode ser doador

 

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendado a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

 

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.