Notícia

Hemoba faz campanha de doação de sangue em condomínios durante pandemia

Hemoba faz campanha de doação de sangue em condomínios durante pandemia

A partir desta segunda-feira (18), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) passará a coletar sangue em condomínios em Salvador. A iniciativa tem como objetivo facilitar a participação dos doadores durante o período de isolamento social e regularizar a situação do estoque de sangue, que atingiu o nível de crítico em todas as unidades de coleta da Bahia. A primeira coleta será realizada de 18 a 22 de maio, das 8h às 17h, no condomínio Le Parc Residential Resort, na Avenida Paralela, em Salvador. O condomínio possui cerca de cinco mil moradores.

                  

Os condomínios interessados em receber a campanha 'Hemoba em Casa. A solidariedade mora ao lado' devem procurar o setor de Captação de Doadores da Fundação Hemoba, para realizar a inscrição pelo e-mail conta.captacao@hemoba.ba.gov.br e telefone (71) 3116-5663. Para participar da ação é necessário que o condomínio tenha um salão de festas amplo e cerca de 500 moradores aptos para a doação.

 

O síndico do Condomínio Le Parc, Vivaldo Lima, comenta que "em tempos de isolamento social, as boas ações nos aproximam das pessoas. Cada um pode contribuir com a sociedade de alguma forma, especialmente com aqueles que se encontram em situação crítica. Toda crise nos oferece uma oportunidade de sermos melhores e sairmos mais evoluídos como seres humanos. O condomínio Le Parc apoia essa causa e convida a todos para se doarem um pouco."

 

Entre médicos, enfermeiros, técnicos, cadastradores e assistente social, 12 profissionais estão envolvidos no processo. A coordenadora de coleta e captação de doadores da Hemoba, Iara Matos, explica o funcionamento da campanha. "Após a manifestação de interesse, realizamos uma visita técnica no condomínio para verificar se o local se adequa às exigências sanitárias e só então montamos a estrutura de coleta. O síndico faz uma lista prévia e agenda o horário de doação de cada morador, que aguarda em sua casa até o momento da doação de sangue. Assim, evitamos aglomerações e garantimos a segurança de todos".

 

Para o diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, a campanha é mais uma estratégia de fortalecimento da coleta de sangue durante a pandemia. "Além do plano de ação que montamos com as doações com hora marcada, em todas as unidades da Hemoba na capital e interior, as coletas nos condomínios vão evitar o deslocamento das pessoas durante a quarentena. Alguns bairros de Salvador já estão sofrendo lockdown e precisamos continuar atendendo aos casos de emergência, às cirurgias eletivas e demais pacientes oncológicos, com anemias crônicas e com outras doenças hematológicas que necessitam da transfusão de sangue", pontuou.

 

Segundo Araújo, a Hemoba continua recebendo os voluntários espontâneos, sem necessidade de agendamento, mas sugere que o doador compareça de forma sistematizada. Para agendar a doação é preciso preencher um formulário no site da Hemoba, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das unidades. Em Salvador, o número de atendimento é (71) 3116-5643.

 

Quem pode ser doador

 

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendado a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.