Notícia

Força-tarefa da Prefeitura interdita 28 estabelecimentos no fim de semana

Força-tarefa da Prefeitura interdita 28 estabelecimentos no fim de semana

A Prefeitura realizou, no fim de semana, cerca de 730 vistorias em espaços comerciais da cidade com a finalidade de monitorar o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus, No sábado (28), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), interditou 21 estabelecimentos e cassou cinco alvarás de funcionamento. No domingo (29), foram sete estabelecimentos interditados, sendo cinco bares e restaurantes, localizados em Mata Escura, Arenoso, Cabula VI e Brotas, e duas lojas de conveniência de postos de  combustíveis, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e no bairro de São Caetano. No dia, os fiscais fizeram a cassação do alvará de dois estabelecimentos. 

Números - A força-tarefa já acumula 3.539 vistorias em estabelecimentos da capital baiana desde o dia 18 de março até o domingo (29). No total, as vistorias já alcançaram 1.885 bares e restaurantes, 508 academias, 483 instituições de ensinos (faculdades, cursos, escolas, creche), 264 templos religiosos, 17 casas de eventos, três cinemas, um parque infantil, 80 shoppings/centros comerciais, 19 call centers, 19 obras, 112 clínicas de estética e salão de beleza, 28 supermercados e 79 lojas em comércio de rua, com área superior a 200 metros quadrados. 

Nesse período de operações, 85 espaços foram interditados, sendo 18 instituições de ensino, 27 lojas, um shopping, 20 bares/restaurantes, uma clínica, sete salões de beleza/barbearia, uma delicatessen, três lojas de conveniência de posto de combustível, quatro depósitos de bebidas, além de três obras. 

De acordo com a Sedur, 32 estabelecimentos tiveram alvará cassado. Caso o cidadão identifique algum estabelecimento descumprindo a determinação da Prefeitura é possível efetuar denuncia através do telefone 160, do site falasalvador. ba. gov. br, pelo e-mail ouvidoria @ salvador. ba. gov. br ou, ainda, pelo Instagram @ ouvidoriadesalvador. 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.