Notícia

Foliões podem avaliar serviços municipais por celulares e tablets

Foliões podem avaliar serviços municipais por celulares e tablets

O folião presente no Carnaval de Salvador 2020 conta com uma novidade no ambiente virtual: o sistema Opine+, ferramenta que permite fazer a avaliação dos serviços municipais por meio de smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. A iniciativa é realizada em parceria entre a Ouvidoria Geral do Município (OGM) e a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), com o intuito de aproximar ainda mais a Prefeitura do cidadão no período da folia. O Opine+ permite realizar pesquisas de opinião personalizadas de acordo com a necessidade através de QR Code – código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

O sistema acompanha em tempo real todas as avaliações realizadas e acessa os dados a partir de computador, tablet ou smartphone, além de emitir relatórios com indicadores precisos das áreas avaliadas que auxiliarão em tomadas de decisões estratégicas. A Ouvidoria de Salvador utiliza a ferramenta de modo piloto durante o período do Carnaval como forma de avaliar os principais serviços municipais, a exemplo do trânsito, transporte, limpeza urbana, organização da festa, iluminação nos circuitos e atrações para o folião pipoca, dentre outros. “Existe um esforço da Prefeitura em atender de forma rápida essas demandas. Por trás dessa ferramenta existe uma força-tarefa para dar seguimento e resolução das demandas. Vamos acompanhar e cobrar retorno das solicitações para o cidadão”, explica o ouvidor-geral Humberto Viana. 

Pontos de acesso Â– Com um clique rápido e fácil através da câmera do celular ou tablet, o folião pode acessar os cartazes do Fala Folião com o QR Code nos principais pontos da cidade. Eles estão localizados nos balcões fixos da Ouvidoria instalados nos circuitos Osmar (Centro), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho); Elevador Lacerda e planos inclinados Pilar, Gonçalves e Liberdade; pontos do Expresso Salvador; shoppings da cidade; embarque e desembarque das linhas de ônibus do percurso da festa; estacionamentos; Camarote Acessível e para Idosos; e arquibancadas. 

Ao acessar o QR Code, o cidadão será encaminhado a um breve questionário que poderá ser respondido de forma ágil e fácil. Quem preferir, poderá deixar o contato no final do formulário para resposta direta do órgão. Não é necessário fazer cadastro no sistema. 

Atendimento fixo Â– O Fala Folião também conta com os balcões de atendimento fixos no Elevador Lacerda, Campo Grande e Barra, além de equipes itinerantes espalhadas por todos os circuitos da festa. A Central Disque Salvador 156 atenderá 24 horas para todo e qualquer tipo de informação, solicitação ou outras demandas referente à festa, através do telefone 156 ou site fala. salvador. ba. gov. br. Para atendimento às demandas do público, a OGM contará com a colaboração efetiva dos órgãos operacionais que se utilizam dessas informações durante o evento. 

Outra estratégia adotada pela OGM é a utilização de mochilas-pirulito, um acessório de identificação acoplado às costas dos integrantes das equipes volantes, apontado como importante estratégia na captação de informações junto ao folião nos principais circuitos da festa.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.