Notícia

Projeto discute violência contra a mulher em Prefeitura-Bairro

Projeto discute violência contra a mulher em Prefeitura-Bairro

A Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe, recebeu ontem(07) o projeto piloto CRAM em Movimento, que promove um momento de bate-papo esclarecedor sobre diversos temas que envolvem violência contra a mulher. Desenvolvida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa volta a acontecer na unidade nos dias 14 e 21, sempre às 9h. Até março, o projeto chegará às Prefeituras-Bairro Liberdade/São Caetano e Centro/Brotas.

Durante o encontro, a titular da SPMJ, Rogéria Santos, explicou que o CRAM em Movimento - cujo nome faz alusão aos Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Salvador, a exemplo do Loreta Valadares, nos Barris, e do Irmã Dulce, na Ribeira - tem o objetivo de formar multiplicadoras na prevenção à violência contra a mulher. “Muitas de nós, hoje, fomos criadas num contexto de violência, mas não identificávamos. Víamos como uma coisa normal, por exemplo, o homem gritar, puxar cabelo ou dar empurrão na mulher. Daí a importância de conscientizar educando”, frisou.

A secretária ainda destacou que a violência doméstica e familiar faz parte de uma cultura que está enraizada na formação da sociedade, mas que é possível provocar a ruptura desse paradigma. “Por isso há a necessidade de os homens também participarem dessas rodas de conversa, dessa discussão, para que eles possam entender e nos auxiliar. É uma luta não só da mulher, mas da sociedade, para mudar todo esse panorama de violência”, complementou.

Ação - A região do Subúrbio encabeça o relatório de ocorrências policiais de agressões e abusos contra o público feminino na capital baiana, de acordo com a SPMJ. Este, portanto, foi o motivo pelo qual o CRAM em Movimento foi designado para começar na Prefeitura-Bairro da localidade.

“Estamos atacando as áreas onde os índices de violências estão maiores. Existe a dificuldade do transporte, do deslocamento e por isso estamos indo nas unidades administrativas para quebrar essas barreiras e deixar as mulheres à vontade numa roda de conversa olho no olho”, disse Rogéria.

Depois de participar do bate-papo, a fisioterapeuta Bruna Santana, 32, conta que saiu com outra mentalidade: “Cheguei aqui dizendo que nunca tinha sofrido violência. A gente pensa que só existe a física, com socos etc, mas quando começaram a falar percebi que já fui alvo de violência doméstica. Uma vez, quando eu estava de saída com meu marido, ele me mandou trocar de roupa porque ela ‘não estava adequada’”.

A pintora Adriana Falcão, 34, revelou que rompeu um relacionamento de três meses após o companheiro ameaça-la com agressões “Terminei imediatamente porque para mim não servia mais conviver com alguém assim. E olha que o conhecia desde a infância”.

Depois do projeto CRAM em Movimento, a SPMJ vai inaugurar o “cantinho da mulher” nas prefeituras-bairro da cidade. Nesses locais, equipes multidisciplinares que atuam nos centros de referência do município farão atendimentos e até encaminhamentos para outros serviços sociais. Os técnicos das unidades administrativas também receberão capacitações.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.