Notícia

Colabore sediará evento sobre desenvolvimento de negócios neste fim de semana

Colabore sediará evento sobre desenvolvimento de negócios neste fim de semana

Promover a transformação de empresas a partir de melhorias de gestão e processos, correção de problemas e inovação nos modelos dos negócios são alguns dos objetivos do Alavanque. O evento reunirá estudantes e profissionais de diversas áreas, além de empreendedores com modelos de negócios tradicionais, neste sábado (23) e domingo (24), no Centro Municipal de Inovação (Colabore), localizado no Parque da Cidade. As inscrições devem ser realizadas através do www. sympla. com. br/alavanque__717318. Utilizando o código COLABORE40, o participante tem direito a 40% de desconto no valor da inscrição.

A iniciativa é promovida pela Liga Universitária de Empreendedorismo de Salvador em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e com apoio do Sebrae e Sebraelab Bahia. De forma divertida e gamificada, o encontro visa promover o desenvolvimento de negócios, capacitar atuais e futuros empreendedores, além de promover conexões. Também será uma grande oportunidade para que negócios em fase inicial recebam ajuda qualificada para resolver questões administrativas e estratégicas.

Dinâmica Â– A dinâmica do Alavanque será baseada na formação de seis equipes multidisciplinares com até dez participantes. O conjunto deverá aplicar ferramentas e técnicas de gestão para resolver problemas internos de seis micro ou pequenas empresas tradicionais.

Através de minipalestras, os participantes receberão orientações de como utilizar e preencher diversas ferramentas. Em seguida será dado um prazo para que as equipes possam aplicar tais instrumentos e os apresente para os fiscais. Os resultados serão avaliados e pontuados. Durante o processo, os participantes poderão contar com a ajuda de mentores fixos e rotativos, especialistas em diversos temas.

Ao final do evento serão apresentados os pitches, com as soluções definidas pelas equipes, que também serão avaliados por jurados especialistas. As três equipes com maiores pontuações serão premiadas.

 

Programação

 23/11 - Sábado

8h – Credenciamento e Welcome Coffee

8h30 – Apresentação do Colabore/ Palestra de Abertura

9h – O Alavanque

9h25 – Apresentação dos Pitches das empresas

9h50 – Apresentação dos Mentores

10h15 – Divisão das Equipes

10h40 – 1ª Fase – Canvas

12h00 – 2ª Fase – Swot

12h45 – Almoço

14h – 3ª Fase – Ishikawa

15h40 – 4ª Fase – Brainstorming de Solução

16h20 – 5ª Fase - 5W2H

17h50 – Preparação do 1° Pitch

 

24/11 – Domingo

8h30 – Palestra

9h30 – Apresentação do 1° Pitch

9h50 – Apresentação dos Mentores Rotativos

10h05 – 6ª Fase – Ação e Validação das soluções

12h30 – Almoço

14h – Como construir um bom Pitch?

14h30 – 7ª Fase - Planejamento do Pitch

15h45 – Preparação para apresentação

16h – 8ª Fase - Apresentação dos Pitches

18h45 – Anúncio dos Vencedores

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.