Notícia

Simpósio discute estratégias para redução de acidentes de trânsito

Simpósio discute estratégias para redução de acidentes de trânsito

Cerca de 40% das internações hospitalares na Bahia são decorrentes de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas. Somente em 2019, 1.481 mortes já foram registradas. Para discutir estratégias voltadas à redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, com ênfase na região Nordeste, representantes do Governo do Estado e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) participaram, na manhã de ontem (15), do Simpósio Internacional Trânsito Seguro. 

 

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o evento também apresentou experiências nacionais e internacionais. O secretário da Sesab, Fábio Vilas-Boas, destacou que o número elevado de acidentes reflete em custos econômicos e sociais. “Estima-se que na Bahia, por ano, sejam gastos mais de R$ 500 milhões, entre custos diretos e indiretos, com vítimas de acidente de trânsito. Além dos gastos financeiros, muitas cirurgias programadas são impedidas devido à indisponibilidade dos leitos hospitalares”, afirmou.  

 

De acordo com o consultor de Segurança no Trânsito da Opas, Victor Pavarino, o encontro de diversos setores e instituições e o compartilhamento de experiências contribuem para o desenvolvimento de ações focadas na redução das mortes e lesões. “Trânsito é um tema multidisciplinar e, para encontrar possíveis soluções, é necessária uma ação conjunta entre saúde e educação. Ainda mais porque é a primeira causa das mortes de jovens entre 15 e 29 anos no mundo”, disse. 

 

Uma oficina de trabalho será realizada à tarde com o objetivo de apresentar uma matriz de prioridades em um plano de ações para a redução das mortes e lesões no trânsito na Bahia. 

 

Plano

 

A Sesab tem promovido reuniões entre diferentes órgãos e secretarias estaduais e municipais, cujas deliberações irão compor o plano estadual de combate aos acidentes de motocicletas. A iniciativa apresentará um pacote de medidas técnicas para a segurança no trânsito, que dizem respeito à gestão da velocidade, à concepção da infraestrutura, à segurança dos veículos, à legislação e seu cumprimento, assim como ao atendimento de emergência após acidentes e à liderança na segurança no trânsito.

 

Educação

 

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a prevenção deve ocorrer, primeiramente, no âmbito familiar e nas escolas. “A criança e o jovem precisam entender o impacto que um acidente de trânsito pode causar para a família, para o Estado e para a sociedade. As escolas também devem ser um espaço para compreender as leis de trânsito, conceitos de condução defensiva e ética. Precisamos debater esse tema como uma política de governo.”

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.