Notícia

Ibametro fortalece fiscalização de fios e cabos elétricos com uso de equipamento portátil

Ibametro fortalece fiscalização de fios e cabos elétricos com uso de equipamento portátil

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, iniciou uma nova dinâmica na fiscalização de fios e cabos a partir do uso do equipamento portátil microhmímetro, que possibilita a realização de pré-ensaios nos produtos in loco, nos próprios estabelecimentos onde são vendidos. Já na primeira fiscalização realizada com o aparelho, metade do material que passou por exames laboratoriais mais completos, na sede do órgão, foi reprovada, comprovando a alta incidência da comercialização de fios e cabos com baixa qualidade, responsáveis até mesmo por princípios de incêndios.

 

Em dois dias de fiscalização em lojas dos bairros da Liberdade, Suburbana e IAPI, o Ibametro fez apreensão cautelar de 10 rolos de fios e cabos elétricos, após a realização do pré-teste ‘in loco’. As amostras coletadas foram levadas ao laboratório para ensaios definitivos, sendo 50% do material reprovado. Houve ainda reprovação de produtos devido ao registro suspenso junto ao Inmetro.

 

Os estabelecimentos foram notificados e todo material irregular apreendido para destruição apropriada pelo Ibametro. As multas podem chegar a R$1,5 milhão, a depender de cada caso.

 

“Com a utilização do microhmímetro, podemos averiguar a conformidade do produto. A principal irregularidade é a fabricação de material com baixa quantidade de cobre em relação ao indicado pelas normas técnicas, colocando em riscos a segurança e a saúde do consumidor”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

 

O gestor esclarece que “quanto menos cobre, maior a resistência elétrica”. Isto significa que os elétrons que passam por esses fios terão mais dificuldade para circularem e aumentam a resistência. Assim, essa resistência se transforma em calor, aumentando a probabilidade de que ocorra um aquecimento desses fios e cabos, ocasionando curtos circuitos, danificação de eletrodomésticos e até mesmo incêndios.

 

Exames em material apreendido constataram produto com a percentagem excedida de resistência elétrica de 123%, segundo a Norma ABNT NBR NM 280-2011 que estabelece o valor máximo de resistência elétrica para cada condutor.

 

Os fios e cabos elétricos são produtos de certificação compulsória, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo Inmetro. Por isso, devem apresentar na etiqueta de identificação e diretamente no produto o símbolo do Inmetro e o número de registro do produto, além de informar o órgão Certificador e seu número de identificação. Os produtos devem conter ainda dados do fabricante, como endereço, CNPJ e telefone para contato.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.