A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), inicia a vistoria dos transportes escolares do 2º semestre de 2019 nesta segunda-feira (16). Mais de 900 veÃculos passarão pelo serviço de análise na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 à s 11h30 e das 13h à s 16h30. O valor pago pela taxa de vistoria é de R$84,93. Aquele que não passar pela fiscalização até o dia 27 de setembro pagará multa de R$42,30 e ficará impedido de exercer a atividade.
“A inspeção veicular semestral é indispensável para a segurança dos estudantes e permissionários que trafegam nestes veÃculos. Nossa obrigação é garantir aos pais que contratam esses serviços que seus filhos estarão protegidos. A manutenção dos veÃculos e o bom estado de conservação refletem no baixo Ãndice de acidentes”, esclarece o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
A meta da Semob é vistoriar cerca de 100 veÃculos por dia, pela ordem do número do alvará, conforme cronograma abaixo. São observados pontos como padronização obrigatória dos veÃculos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade (tacógrafo) medido pelo Ibametro e regularidade dos equipamentos de segurança, além da câmera de ré.
Além disso, a documentação exigida do motorista inclui cartão de identificação, carteira de identidade, comprovante de residência, licenciamento atualizado, carteira de habilitação classe D, comprovante de pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV. Caso seja identificado algum problema, o permissionário tem de 10 a 30 dias para solucionar a questão e retornar à Cotae para solicitar nova vistoria. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3202-9064 e 3202-9070.
Cronograma:
16/09: Alvarás 0001 a 0100
17/09: Alvarás 0101 a 0200
18/09: Alvarás 0201 a 0300
19/09: Alvarás 0301 a 0400
20/09: Alvarás 0401 a 0500
23/09: Alvarás 0501 a 0600
24/09: Alvarás 0601 a 0700
25/09: Alvarás 0701 a 0800
26/09: Alvarás 0801 a 0900
27/09: Alvarás 0901 em diante
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
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