Notícia

Pessoas com deficiência são encaminhadas ao mercado de trabalho pelo SIMM

Pessoas com deficiência são encaminhadas ao mercado de trabalho pelo SIMM

A manhã de ontem (10) foi totalmente voltada para as pessoas com deficiência na sede do Serviço de Intermediação de Obra Municipal (SIMM), no bairro do Comércio. Em alusão ao Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência, idealizado pelo governo federal, o SIMM promoveu um dia exclusivo para o atendimento desse público, com a oferta de 635 vagas de trabalho. As senhas começaram a ser distribuídas às 6h30 e o atendimento foi até as 17h.

O Dia D foi executada em parceria com 23 empresas. A ação foi realizada com objetivo de promover a empregabilidade de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, garantindo, ainda, o cumprimento da legislação sobre inclusão no mercado de trabalho. Na oportunidade, foram disponibilizadas vagas para telefonista, recepcionista, auxiliar de limpeza, ascensorista, auxiliar administrativo, operador de telemarketing, supervisor de call center, técnico de enfermagem e várias outras.

“Estamos batendo um recorde com o número de vagas ofertadas. Ao todo, são 635 vagas de empregos. É uma forma de atender o que o mercado necessita e também de garantir a inclusão das pessoas com deficiência, além de conscientizar a sociedade da importância desse tipo de ação. É uma satisfação muito grande estar prestando esse serviço para a população”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer, Alberto Pimentel. 

Satisfação - Com o sorriso estampado no rosto, Valdirene Costa, 43, saiu do SIMM empregada. Mãe de duas filhas, a dona de casa, que é deficiente visual, estava desempregada há cinco meses. Agora, conseguiu uma vaga na área de serviços gerais. “Meu marido está desempregado e minhas filhas fazendo alguns bicos. Ter conseguido esse emprego é uma grande vitória para mim. A falta do trabalho estava deixando a situação na minha casa muito difícil. Agora, vou conseguir manter minha família de uma forma melhor. É uma verdadeira vitória”. 

Fora do mercado de trabalho há cerca de seis meses, Paulo Gilberto de 38 anos, somente este ano já colocou 42 currículos em diversas empresas de Salvador, sem obter nenhum tipo de retorno. Ao participar do Dia D, ele, que tem dois dedos da sua mão esquerda amputados, demonstrou sua satisfação ao sair do SIMM com uma carta de encaminhamento para concorrer a vaga de auxiliar de segurança. 

“Eu estou muito feliz por estar saindo daqui com esse encaminhamento. Já é um grande passo. Em dias comuns, as oportunidades são menores. Ter um dia como esse é de extrema importância para todos nós que temos algum tipo de deficiência. Muitas vezes, não somos vistos pelas empresas e ter diversas vagas à disposição mostra que ainda existem pessoas que acreditam na gente”, disse. 

A analista de Recursos Humanos da empresa Labchecap, Renata Moraes, que participou do Dia DI, destacou que, independente de cotas, deve ser um compromisso social de cada empresa disponibilizar oportunidades para pessoas com deficiência. “É muito importante fomentar a inserção desses profissionais no mercado. Estar aqui sendo uma dessas portas de entrada é muito gratificante e contribui até para outras empresas tenham um outro olhar sobre a inclusão”. 

Atendimento diário – As pessoas com deficiência que tiverem interesse em buscar uma oportunidade de emprego podem se dirigir ao SIMM com laudo médico, atestado de escolaridade, carteira de trabalho e comprovante de residência de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede do SIMM fica localizada na Avenida Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio.

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.