Notícia

Pessoas com deficiência são encaminhadas ao mercado de trabalho pelo SIMM

Pessoas com deficiência são encaminhadas ao mercado de trabalho pelo SIMM

A manhã de ontem (10) foi totalmente voltada para as pessoas com deficiência na sede do Serviço de Intermediação de Obra Municipal (SIMM), no bairro do Comércio. Em alusão ao Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência, idealizado pelo governo federal, o SIMM promoveu um dia exclusivo para o atendimento desse público, com a oferta de 635 vagas de trabalho. As senhas começaram a ser distribuídas às 6h30 e o atendimento foi até as 17h.

O Dia D foi executada em parceria com 23 empresas. A ação foi realizada com objetivo de promover a empregabilidade de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, garantindo, ainda, o cumprimento da legislação sobre inclusão no mercado de trabalho. Na oportunidade, foram disponibilizadas vagas para telefonista, recepcionista, auxiliar de limpeza, ascensorista, auxiliar administrativo, operador de telemarketing, supervisor de call center, técnico de enfermagem e várias outras.

“Estamos batendo um recorde com o número de vagas ofertadas. Ao todo, são 635 vagas de empregos. É uma forma de atender o que o mercado necessita e também de garantir a inclusão das pessoas com deficiência, além de conscientizar a sociedade da importância desse tipo de ação. É uma satisfação muito grande estar prestando esse serviço para a população”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer, Alberto Pimentel. 

Satisfação - Com o sorriso estampado no rosto, Valdirene Costa, 43, saiu do SIMM empregada. Mãe de duas filhas, a dona de casa, que é deficiente visual, estava desempregada há cinco meses. Agora, conseguiu uma vaga na área de serviços gerais. “Meu marido está desempregado e minhas filhas fazendo alguns bicos. Ter conseguido esse emprego é uma grande vitória para mim. A falta do trabalho estava deixando a situação na minha casa muito difícil. Agora, vou conseguir manter minha família de uma forma melhor. É uma verdadeira vitória”. 

Fora do mercado de trabalho há cerca de seis meses, Paulo Gilberto de 38 anos, somente este ano já colocou 42 currículos em diversas empresas de Salvador, sem obter nenhum tipo de retorno. Ao participar do Dia D, ele, que tem dois dedos da sua mão esquerda amputados, demonstrou sua satisfação ao sair do SIMM com uma carta de encaminhamento para concorrer a vaga de auxiliar de segurança. 

“Eu estou muito feliz por estar saindo daqui com esse encaminhamento. Já é um grande passo. Em dias comuns, as oportunidades são menores. Ter um dia como esse é de extrema importância para todos nós que temos algum tipo de deficiência. Muitas vezes, não somos vistos pelas empresas e ter diversas vagas à disposição mostra que ainda existem pessoas que acreditam na gente”, disse. 

A analista de Recursos Humanos da empresa Labchecap, Renata Moraes, que participou do Dia DI, destacou que, independente de cotas, deve ser um compromisso social de cada empresa disponibilizar oportunidades para pessoas com deficiência. “É muito importante fomentar a inserção desses profissionais no mercado. Estar aqui sendo uma dessas portas de entrada é muito gratificante e contribui até para outras empresas tenham um outro olhar sobre a inclusão”. 

Atendimento diário – As pessoas com deficiência que tiverem interesse em buscar uma oportunidade de emprego podem se dirigir ao SIMM com laudo médico, atestado de escolaridade, carteira de trabalho e comprovante de residência de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede do SIMM fica localizada na Avenida Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.