Notícia

Codecon e Você levará Direito do Consumidor ao Subúrbio na terça-feira (20)

Codecon e Você levará Direito do Consumidor ao Subúrbio na terça-feira (20)

Depois da Península Itapagipana, comerciantes, comerciários e consumidores de Periperi e adjacências, na região do Subúrbio Ferroviário, conhecerão gratuitamente seus direitos e deveres nas relações de consumo por meio do programa Codecon e Você, promovido pela Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). O evento educativo e de prestação de serviços acontece na próxima terça-feira (20), das 8h30 às 10h, na Igreja Batista Nacional Bom Samaritano, na Avenida Afrânio Peixoto, 10, Praça Catarina Paraguaçu.

Com carga horária de 90 minutos, o curso abordará temas do dia a dia de consumidores e fornecedores, como superendividamento, juros abusivos, garantia estendida, regras para informação de preço, validade, composição, troca de produtos, oferta e propaganda, normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Todos receberão certificado de participação. Já os fornecedores serão agraciados com o Selo de Fornecedor Consciente 2019, para que possam fixar nos próprios estabelecimentos.

A diretora da Codecon, Roberta Caires, diz que o programa, além transformar as relações de consumo no comércio popular formal, vai aproximar a população dos serviços gratuitos prestados pelo órgão, reduzindo conflitos na área do consumidor. “Estimulamos relações de consumo mais equilibradas, com apoio jurídico e cálculos de juros abusivos gratuitos. Mas acreditamos que, formando fornecedores mais conscientes e consumidores bem informados de seus direitos, o equilíbrio se estabelecerá de uma maneira sustentável e natural”, lembra.

Educação consumerista – Idealizado para ser um programa de capacitação continuada, o Codecon e Você prevê cursos periódicos. Serão visitadas mais de dez localidades até o fim do ano, atingindo pelo menos 150 bairros da cidade.

A diretora reafirmou a visão do órgão de Educar, Proteger e Defender o consumidor de Salvador, salientando a importância do fornecedor para a cidade. “Hoje, lojistas e donos de empreendimentos já entendem a importância de fidelizar e encantar clientes, por isso, mostraremos o melhor caminho para tornar essa relação amistosa”, complementou Roberta.

Serviço Â– Na oportunidade, consumidores receberão também orientações sobre cálculos de juros abusivos cartão de crédito, empréstimos, financiamento de veículos, contas de água, luz, telefone e saberão como recorrer à Codecon em caso de conflito consumerista. Para o Codecon e Você, equipes do órgão se mobilizaram por uma semana, convidando a população local para o evento.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.