Notícia

Saiba como acionar os serviços de Defesa do Consumidor da Codecon

Saiba como acionar os serviços de Defesa do Consumidor da Codecon

Para garantir assistência ao consumidor, a Prefeitura, através da Diretoria de Ações de Defesa do Consumidor (Codecon), dispõe de alguns canais de comunicação que podem ser acionados pela população para esclarecimento de dúvidas, reclamações, denúncias e revisão de cálculos de juros abusivos de cartões de crédito e planos de saúde. O atendimento presencial acontece diariamente na sede da Codecon, na Rua Chile, no Centro, das 8h às 17h. Além disso, o serviço conta o auxílio de ferramentas, como o Facebook e Instagram,.

Além das redes sociais, o órgão tem outro canal de relacionamento com os consumidores, que é o aplicativo Codecon Mobile, disponível para download nas plataformas Android e iOS. A ferramenta proporciona ao cidadão facilidade para localizar postos de atendimento, registrar denúncias e esclarecer dúvidas. Além de oferecer acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações. O tempo de resposta em relação às dúvidas da população nas redes sociais (Instagram, Facebook e Aplicativo) é de, em média, 24 horas.

“A Codecon, hoje, consegue estar ao alcance de todas as pessoas graças às redes sociais, ao aplicativo, o Fala Salvador 156 e também ao programa Codecon & Você, que agora visita bairros popularizando nossos serviços e ações. É uma preocupação nossa manter os canais de comunicação sempre abertos para a defesa do consumidor ser acessível. Assim como no Código de Defesa do Consumidor,  os princípios da transparência e da informação norteiam nossas ações”, afirma Roberta Caires, diretora do órgão. Ela reforça ainda que ninguém precisa se sentir intimidado quando o assunto for alguma denúncia, cálculo de juros abusivos, dificuldade de contato com o fornecedor para trocar algum produto ou falta de informação no momento da compra.

As ações da coordenadoria buscam educar os fornecedores que não observam as normas do Código de Defesa do Consumidor como deveriam, para que os prejuízos aos consumidores não se repitam.

A população pode recorrer ao serviço da Codecon também nas Prefeituras-Bairro, nas unidades do Cabula, Cajazeiras, Itapuã, Centro e Subúrbio/Ilha. O cidadão pode entrar em contato também através do telefone: (71) 3266-8994.

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.