Desde segunda-feira (5), Salvador passou ter mais um voo diário para Fortaleza, operado pela Gol Linhas Aéreas. A nova frequência parte de Salvador sempre à s 15h30, chegando a Fortaleza à s 17h20. Já no sentido contrário, as saÃdas da capital cearense ocorrem à s 13h15, chegando a Salvador à s 15h.
Este voo é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, lançado em julho pelo Governo do Estado, visando à implantação de 161 voos, por meio das companhias Azul, Gol e Passaredo, com frequência semanal para o interior e para outros estados.
O decreto 19.116/2019 prevê que a alÃquota mÃnima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alÃquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alÃquotas intermediárias.
Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, esta iniciativa é muito importante, "pois atinge todas as companhias aéreas que atuam no Brasil e coloca Salvador e a Bahia em posição de destaque como destinos turÃsticos".
O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 
No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.