Notícia

Estoques críticos preocupam Hemoba no mês das festas juninas

Estoques críticos preocupam Hemoba no mês das festas juninas

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) começa o mês de junho com um alerta à população do estado da Bahia. Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico. A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês, que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.

 

Segunda a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “A Hemoba está toda arrumada para receber a festa da solidariedade. Nos meses de março e abril, sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João”, afirma a médica responsável pelo serviço.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. 

O voluntário precisa ainda apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

 

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.