Notícia

Secretaria da Educação e Sebrae discutem projetos comuns de Educação Empreendedora

Secretaria da Educação e Sebrae discutem projetos comuns de Educação Empreendedora

A Secretaria da Educação do Estado promoveu uma reunião com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir novos projetos voltados para a Educação Empreendedora. A parceria entre a Secretaria e o Sebrae vem sendo desenvolvida desde 2017 e inclui a formação de professores e a oferta de cursos técnicos de nível médio. O que se pretende, agora, é ampliar a atuação do trabalho, com novas  formações dos educadores, com ações vinculadas à  Educação no Campo, além de estudar novas metodologias para aplicação da pedagogia nas escolas.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou ser essencial a criação de um planejamento que transforme a Educação Empreendedora em uma parte fundamental do currículo escolar. “O importante é avaliarmos o que já foi feito na rede estadual para avançarmos na pedagogia, analisar as probabilidades para a criação de novos cursos e atividades, e até mesmo ver aqueles que não estão mais tendo o resultado esperado. Temos um potencial de 103 mil estudantes na Educação Profissional, além do Ensino Médio que queremos fortalecer nesse direcionamento”, afirmou.

O superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, contou que ampliar a Educação Empreendedora na rede estadual possibilita aos estudantes conquistar novas oportunidades. “Esta é uma parceria que dá a possibilidade de os alunos estudarem e desenvolverem competências empreendedoras. Um aprendizado que pode ser utilizado em um curto prazo de tempo, podendo ajudar na sua vida financeira durante a frequência nas escolas. Por isso achamos importante contar com a Secretaria da Educação neste processo de ampliação das atuações do Sebrae na rede estadual”, ressaltou.

 

Em 2018, a Secretaria da Educação do Estado formou 71 novos técnicos de nível médio em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro Água de Meninos, em Salvador. O curso foi realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com o Sebrae da Bahia e de Minas Gerais. O curso trouxe como diferencial a metodologia utilizada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola de Formação Gerencial (EFG do Sebrae/MG), que visa a formação empreendedora e cidadã do estudante.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.