Notícia

Secretaria da Saúde implanta prontuário eletrônico em cinco unidades

Secretaria da Saúde implanta prontuário eletrônico em cinco unidades

As unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) passarão a ter um novo software para gestão hospitalar, que inclui prontuário eletrônico e módulos administrativos. O projeto piloto engloba o Centro Estadual de Oncologia (Cican) e os hospitais Geral do Estado (HGE), Geral Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGESF) e Geral de Camaçari (HGC). A expectativa é que seja  pleno a partir de junho o funcionamento. A utilização do software impactará diretamente no Sistema Estadual de Regulação, uma vez que possibilitará que a Central Estadual de Regulação (CER) tenha acesso, em tempo real, ao número exato de leitos disponíveis em cada unidade no momento da alta hospitalar.

 

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que “se fossemos adquirir um software com as mesmas especificações no mercado, o Estado da Bahia teria que desembolsar mais de R$ 30 milhões. Com um acordo firmado com Hospital de Clínicas de Porto Alegre, conseguimos gratuitamente”. Segundo ele, a implantação do prontuário eletrônico representa a concretização de um plano de informatização irrestrita da saúde da Bahia, iniciado em 2015, e denominado Saúde Digital. 

 

“Para chegar aqui, tivemos que investir R$ 52 milhões em infraestrutura de cabeamento de rede e aquisição de computadores, impressoras e conectividade. Agora, esta é a última etapa. Isso permitirá também o acesso remoto dos prontuários, a partir de qualquer hospital ou unidade básica de saúde. Também irá melhorar o controle de faturamento e estoque, bem como a gestão dos hospitais”, acrescenta Vilas-Boas.

 

A diretora estadual de Regulação, Rita de Cássia Santos Silva, explica que através do prontuário eletrônico será possível a visualização, fiscalização e o controle da ocupação dos leitos hospitalares pela CER. “Como os registros pela equipe multidisciplinar devem ser realizados em tempo real, mesmo a distância é possível fazer a gestão de vários dados importantes. É um sistema que trará informações confiáveis e fidedignas em tempo real sobre leitos vagos ou ocupados”, afirma a diretora.

 

Desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o software, chamado AGHUse, é um sistema que permite registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada. Com ele, é possível padronizar as práticas das unidades de saúde e permitir a criação de indicadores estaduais, o que facilitará a criação de programas de melhorias comuns para todos.

 

No módulo assistencial, o software contempla o paciente desde a entrada na unidade, podendo criar ou não um prontuário eletrônico. Nele, é possível especificar as informações clínicas do paciente, englobando todos os atendimentos realizados no hospital, classificados por tipo de informação: internações, cirurgias, exames realizados, procedimentos e diagnósticos. Já a seção de internação contempla gestão de leitos, transferência de pacientes, alta administrativa, entre outros itens.

 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.