Notícia

Credenciamento de mototaxistas será retomado no dia 22

Credenciamento de mototaxistas será retomado no dia 22

Os cidadãos interessados em explorar a atividade de mototaxista na capital baiana terão mais uma oportunidade de fazer o credenciamento promovido pela Prefeitura. A novidade é que, agora, as motocicletas permitidas para a prestação do serviço de transporte poderão ter até oito anos de uso – prazo que anteriormente era de até cinco anos. De acordo com publicação no Diário Oficial (DOM), os profissionais poderão efetuar a entrega da documentação exigida para avaliação na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), situada no Vale dos Barris, 501. O procedimento pode ser feito entre os dias 22 de abril a 26 de junho.

Segundo o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, quando o mototaxista faz o credenciamento, a população passa a ter mais segurança e credibilidade em utilizar o serviço. “Cada vez que nós credenciamos, oferecemos mais segurança para o usuário, pois a regulamentação comprova que os condutores têm documentação em dia e que a motocicleta cumpre os itens de segurança. Todos saem ganhando”, afirmou Mota.

Para informações detalhadas sobre o edital, os interessados devem procurar acessar o site www. mobilidade. salvador. ba. gov. br. Algumas das exigências da Semob para o credenciamento do profissional são cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação, CPF, atestado médico de sanidade física e mental emitido, no máximo, há 30 dias, e Certidão Negativa Criminal.

Além disso, é preciso estar habilitado na Categoria A, no mínimo, há dois anos. A motocicleta deve estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela. Além disso, os condutores devem utilizar todos os itens de segurança estabelecidos e ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.