Notícia

Serpro fecha contrato com Uber para mais segurança aos usuários

Serpro fecha contrato com Uber para mais segurança aos usuários

Empresa de tecnologia da informação do governo federal, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) fechou contrato com o Uber, para dar mais segurança aos usuários desse aplicativo de transporte. O gerente do Departamento de Negócio para Mercado Privado do Serpro, Tiago Fetter, informou que, pelo contrato, a empresa vai prestar dois serviços para o Uber.

Um deles é o serviço de consulta ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “A gente opera esses serviços para atender ao mercado privado em nome do Denatran. Nesse serviço, chamado Denatran Consulta ‘Online’, o Uber consegue fazer consultas sobre condutores e sobre os veículos que os motoristas e candidatos a motoristas cadastram na plataforma”, explicou Fetter. A confirmação se baseia nas informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a autorização do Denatran. Com isso, os dados são verificados com maior rapidez e eficiência e as informações sobre eventuais sinistros e roubos poderão ser identificadas de modo mais rápido.

Datavalid

O segundo serviço chamado Datavalid visa a validação de dados cadastrais e de dados biométricos. O serviço Datavalid vai ser usado em duas ocasiões na jornada do motorista no Uber, manifestou o gerente do Serpro. “Uma no cadastro na plataforma, quando ele se candidata a dirigir e vai tirar uma ‘selfie’, vai enviar para o Uber que, por sua vez, vai fazer o batimento, por meio do serviço do Serpro, com a foto do condutor cadastrada nas bases de dados do Denatran”. Em um segundo momento, o serviço é utilizado quando o motorista fica ‘online’ na plataforma. Ele vai tirar também uma ‘selfie’ para comprovar sua identidade, ou seja, que quem está conduzindo o veículo é quem está cadastrado na plataforma. “O Datavalid recebe a ‘selfie’ enviada pelo aplicativo do Uber e faz uma validação biométrica com a foto original daquele motorista”.

O mecanismo servirá para coibir fraudes. “Se o João se cadastra como motorista mas o Luiz tenta dirigir no lugar do João, a gente consegue detectar essa tentativa de fraude, porque ele vai ter que fazer uma ‘selfie’ em algum momento, de forma aleatória, e aí nós compararemos essa foto com a foto cadastrada na plataforma”. Tiago Fetter confirmou que os serviços prestados pelo Serpro dão mais segurança aos usuários do Uber. ”É mais segurança, tanto para a empresa que adota esse serviço do Serpro, como preserva também os bons motoristas, e é bom para a sociedade, que tem uma garantia de segurança no uso desses serviços de transporte privado que estão surgindo”.

O diretor de Comunicação da empresa Uber no Brasil, Fabio Sabba, destacou que segurança é prioridade para o Uber. O trabalho de aprimoramento nesse tema tem de ser contínuo. “Estamos comprometidos em sempre construir uma plataforma melhor, para proporcionar viagens cada vez com mais recursos de segurança e com mais confiabilidade". Sabba acredita que por meio da tecnologia, a empresa conseguirá oferecer recursos de segurança cada vez mais robustos de forma escalável. “A integração com um parceiro com a ‘expertise’ do Serpro e as informações do Denatran permitirá que os nossos critérios de qualidade e segurança sejam aplicados cada vez com maior eficiência e rapidez".

Mercado privado

A empresa de transporte 99 é cliente do Serpro, bem como outras companhias de menor envergadura do ramo de mobilidade de transporte. Tiago Fetter destacou que esse serviço oferecido pelo Serpro é usado também por bancos digitais para validar identidade. “O Serpro já tem uma centena de clientes desse produto”. Com 54 anos de existência, a estatal tradicionalmente presta serviços para o governo federal e há cerca de dois anos, começou a atender também o mercado privado, “mas sempre operando em nome do governo federal”.

São alvos do Serpro os ramos de mobilidade, mercado financeiro e varejo. “São nichos em que a gente está atuando de maneira muito forte”. O Serpro presta informações cadastrais e faz validação das informações.

O contrato com o Uber, em nível nacional, foi fechado durante a décima segunda edição da feira internacional LAAD Defence & Security, realizada entre os dias 2 e 5 deste mês, no Rio de Janeiro. O contrato foi firmado por prazo indeterminado.
 

Informações da Agência Brasil

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.