Notícia

Codecon vistoria 1693 estabelecimentos, mas só oito são autuados

Codecon vistoria 1693 estabelecimentos, mas só oito são autuados

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou 1.693 estabelecimentos comerciais nos primeiros dias do Carnaval 2019, superando em 12,9% as vistorias realizadas durante toda a festa do ano passado, quando foram fiscalizados 1.499 pontos. No período, no entanto, somente oito empreendimentos foram autuados pelo órgão, ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por comércio de produtos vencidos e 208 notificações já foram emitidas no período.

A gestora do Codecon, Roberta Caires, disse que surpreende positivamente o grande número de comerciantes que respeitam o Código de Defesa do Consumidor. “De todas as vistorias realizadas, a maioria expressiva de 87% dos comerciantes respeita os seus consumidores mesmo durante uma festa tão grande como o Carnaval", avaliou.

Entre as oito infrações autuadas pela Codecon no Carnaval, cinco foram por comercialização de produtos estragados, destruídos por fiscais do órgão no momento do flagrante. As demais autuações foram registradas por ausência de informação sobre preço ou sobre o prazo de validade do produto. As irregularidades estão previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Antes de lavrar o auto de infração, a Codecon notifica o estabelecimento, dando prazo de 24 horas para que se adeque às normas. Das cinco notificações mais emitidas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além dos carnavais em bairros, 82 foram por ausência de etiqueta de preço ou de validade do produto.

 

 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.