Notícia

Seminário em Salvador apresenta a proposta Reforma Tributária Solidária

Seminário em Salvador apresenta a proposta Reforma Tributária Solidária

O Sindsefaz promove no dia 25 de maio, no Bahia Othon Palace, a partir das 9h, seminário no qual será apresentada a proposta de Reforma Tributária Solidária. A atividade, que vem sendo realizada em todos os estados do Brasil, visa divulgar à sociedade brasileira uma nova visão sobre justiça fiscal.

A Reforma Tributária Solidária é uma iniciativa conjunta da Anfip (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital). As entidades reuniram um grupo com 40 especialistas, que, durante oito meses se debruçou sobre o tema e elaborou uma proposta de reforma sistema tributário brasileiro. Os princípios fundamentais são a diminuição dos impostos sobre o consumo, o aumento da taxação sobre a renda, o lucro e os dividendos, o fim da cumulatividade de tributos, redução das renúncias fiscais e melhor distribuição dos encargos/receitas entre os entes da Federação.

Um Manifesto da proposição foi lançado no dia 25 de abril passado, em evento realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. “Agora chegou o momento de o tema ganhar a sociedade brasileira. Por isso é que estão ocorrendo os seminários nos estados”, revelou Charles Alcântara, presidente da Fenafisco.

O objetivo das entidades com a proposta é ampliar o alcance da reforma tributária, uma vez que o projeto que está sendo debatido na Câmara é muito limitado, resumindo-se a unificar tributos, sem atacar os reais problemas existentes em nosso sistema.

Pontos

Para Charles Alcântara, a reforma deve adequar o sistema brasileiro a modelos já experimentados em países desenvolvidos e que vem dando certo, além de procurar reduzir desigualdades sociais, com o financiamento de políticas públicas. “A Fenafisco defende um modelo tributário progressivo, com aumento da tributação direta sobre a renda, a propriedade e a riqueza, bem como a redução da carga tributária indireta, com diminuição da tributação sobre mercadorias, bens e serviços e pagamento”, diz.

A proposta da Fenafisco e da Anfip também prega a revisão do sistema de transferência e partilha dos impostos entre os estados, ampliação da tributação ambiental, resgate do papel da tributação aduaneira, revisão das renúncias fiscais e enfrentamento da sonegação e controle da evasão fiscal pela maior eficiência da administração tributária.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.